terça-feira, 17 de setembro de 2013

Alunos do 5° Ano apresentando "O casamento da dona Baratinha"


     "As crianças que fazem teatro tem uma coisa especial, uma percepção melhor do mundo", afirma a psicóloga e professora de Artes Betina Rugna
                   Os alunos da professora Nivânia Aguillar do 5° ano A do período vespertino,na quarta-feira dia 04 de Julho de 2013, fizeram uma apresentação show na Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira, onde a turminha não poupou esforços e dedicação para conseguir os aplausos dos coleguinhas de outras  escolas da rede.     Veja porque o teatro pode ser uma boa opão em sua aula!! 
    Os cursos de teatro não existem apenas para aquelas crianças desenvoltas e desinibidas. Segundo a psicóloga clínica e educacional e professora de Artes, Betina Rugna, mesmo para os não-aspirantes à profissão de ator, a prática teatral tem sua importância pela "grandecontribuição ao desenvolvimento e formação da personalidade da criança.
      O teatro não tem contra-indicação nem pré-requisito. "Além de promover o autoconhecimento e desenvolver a autoconfiança, fazer teatro é um exercício de escuta do próximo"

        Para a realização do teatro a professora de arte Ana Carolina Ruivo, confeccionou com muito dedicação as roupas dos alunos.

           Alguns minutos antes da apresentação, professora fazendo a maquiagem dos "pequenos atores", mas que o talento é enorme.

        Tão notórios são seus benefícios para a formação de crianças e jovens, que o teatro foi reconhecido como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que orientam o trabalho dos professores do Ensino Básico.

 
      O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação e nas aulas de Educação Física. Ele permite ao aluno uma enorme “gama” de aprendizados podendo citar como exemplos, a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.



Professoras Nivânia e Ana Claudia, conferindo escripites....

No teatro não aprendemos apenas fazendo, mas também assistindo as encenações. Quando conhecemos os elementos dessa linguagem nossas leituras de uma obra teatral podem atingir camadas mais profundas que apenas a dimensão do gostei ou não gostei. Diante de uma cena somos afetados por sensações, emoções e uma série de informações que estão ali presentes no que é feito, dito e no como é feito e dito.


O teatro é uma linguagem, uma área do conhecimento humano com conteúdos específicos. Estudar teatro na escola é uma oportunidade de conhecer essa linguagem e ser capaz de ler o mundo por outra ótica.

É uma arte que envolve nossos sentidos, emoções, conhecimentos e toda a nossa história de vida, a subjetividade de cada pessoa, seja estando em cena, seja como espectador.

No aspecto do fazer, criar envolve tecer relações complexas entre diferentes elementos, então, ao fazer teatro, estudantes estão elaborando “composições”, juntando coisas diferentes: uma forma de andar ou se deslocar pelo espaço, o texto que é dito, a roupa e objetos de cena, que carregam também significados, o sentimento que desejam expressar em cada ato físico ou verbal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário